No México é sem dúvida melhor ficar hospedado em Riviera Maia? Qual é sua praia? A animada Cancun repleta de baladas e mega-hotéis americanizados? O descolado vilarejo de Playa del Carmen, uma espécie de “Búzios mexicana”? Ou quem sabe a rústica, fashion e histórica Tulum, mais ao sul? Escolhi a Praia Del Carmen, perto de um cenote, onde pude nadar no mar, no cenote e fazer Piscina… calma, tranquila, rodeada de seres especiais como as iguanas ou os quatim que me visitaram regularmente no meu quarto, animais simpáticos, habituados aos clientes do hotel…

Playa del Carmen é o ponto mais central e fácil em termos de deslocamento para quem quer conhecer as ruínas maias de Tulum e Coba, e visitar parques e cenotes. Para Tulum vai andar cerca de 70 quilómetros. Playa del Carmen também é o lugar ideal para quem gosta de vida noturna, mas numa escala reduzida, se comparado com Cancun, de tal forma que tudo pode ser alcançado a pé na Playa. Além disso, a praia é linda, tem uma extensa faixa de areia e o mar é mais tranquilo do que ao norte da península. Dependendo da época do ano pode haver grande quantidade de algas na praia, o que deixa a água um pouco turva. Playa del Carmen fica a 40 quilómetros do aeroporto de Cancun.


Cada escolha depende exclusivamente da nossa forma de ser e estar. Cada lugar tem o seu encanto. É incrível como em tão pouco tempo a Península de Yucatán se transformou num destino de sonho, cresceu em termos de turismo, e ser a maior forma de rentabilidade mexicana

PARADISUS PLAYA DEL CARMEN LA ESMERALDA⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


Playa del Carmen é a sede do município de Solidaridad, Quintana Roo, localizado no sudeste do México, ao sul de Cancún. Situa-se na zona turística da Riviera Maya. A cidade é banhada pelo mar das Caraíbas e a sua principal actividade económica é o turismo.



O ambiente é super agradável, quartos ótimos, a limpeza impecável. E os restaurantes espetaculares! Serviço de praia excelente! A todo momento existe alguém perguntando se deseja algumas coisa, se está tudo bem! Fantástico!





Xcaret é o parque natural que não pudemos perder no México com mais de 50 atrações para toda a família. Nadamos no rio, cerca de 1 Km, subterrâneo que nasce do coração da terra. Nunca pensei conseguir nadar tanto tempo seguido, uma aventura fantástica. Observamos de perto os habitantes do Aviário, vários papagaios, o Aquário de Recifes de Coral e o Borboletário. Almoçamos deliciosos pratos típicos Mexicanos. Fizemos uma viagem de barca, pelo rio do Xcaret, onde desfrutamos de uma tranquilidade relaxante provocada pelo clima do espaço em si. Visitamos vestígios arqueológicos maias, como uma casa Maia, e no fim do dia foi apresentado um espetáculo sobre a cultura e o Povo Maia, o que anteriormente o Miguel Castela ja me tinha explicado toda a historia deste povo. Este espetáculo fez muito sentido após ter escutado todos os conhecimentos do Miguel, fiquei animada com a apresentação do Xcaret México Espetacular.



Desfrute da riqueza do México no parque mais emblemático de Playa del Carmen e da Riviera Maya.
A CIDADE MAYA DE TULUM:

Tulum é uma zona arqueológica na Riviera Maya, México. As construções que se podem ver, datam do período pós-clássico, por volta de 1200 a 1500 D.C. A cidade de Tulum estava ocupada no momento da chegada dos Espanhóis. Um dos aspectos que se salientam de Tulum é a sua localização, numa falésia com vista para as brilhantes águas azul-turquesa das Caraíbas.

A CIDADE MAYA DE COBA:

A cerca de 50 quilómetros de distância de Tulum e da costa das Caraíbas, encontram-se as ruínas da antiga Cidade Maya de Coba. A partir do período clássico tardio, de 500 a 900 D.C. A cidade estende-se ao longo de quase 70 quilómetros quadrados. Pode ter sido habitada por mais de 50.000 pessoas. A escalada desta íngreme pirâmide, para chegar ao topo , é uma aventura por conta própria mas recompensada por uma vista espectacular sobre a densa floresta tropical.


A Península de Yucatán, no México, atrai milhares de turistas pelas suas peculiaridades. Tem ruínas inacreditáveis da civilização maia, vilarejos cheios de cor, hotéis maravilhosos, praias paradisíacas, uma cozinha mexicana muito especial, mas o mais inusitado de tudo são definitivamente os cenotes.

Um deles, fica ao norte de Tulum, na estrada para Coba. É um dos cenotes mais populares da região para quem quer nadar e fazer snorkeling. O acesso é fácil e a água tem cor espetacular. Também é possível fazer mergulho de profundidade.

Cenotes são poços profundos com água cristalina que se podem aceder quando o teto de uma gruta colapsa. Eles são alimentados por rios subterrâneos. Eram a principal fonte de água doce para os maias e por isso, são considerados sagrados. Muitos rituais eram feitos nos cenotes, alguns inclusive macabros. A quantidade de cenotes que existe na Península de Yucatán é inacreditável, são mais de 7 mil. Muitos deles podem ser visitados e explorados. Cada um tem suas particularidades.
CENOTE

Entre Playa del Carmen e Tulum está um dos maiores cenotes da região. Tem mais de 40m de altura, de profundidade não posso avaliar. É uma visita rápida, pois o oxigénio dentro do cenote, tem uma proporção de 40%; entramos por uma escada de madeira que nos leva às profundezas de um poço onde mergulhamos e nadamos, numa água fresca, que compensa o calor fora do cenote; não temos consciência da sua profundidade, permanecemos por pouco tempo e depois temos de sair, porque a falta de oxigénio começa a sentir-se, pelo que deve ser acompanhada por guias, não esquecendo que devemos fazer-nos acompanhar de coletes.
Povo Maia

Os povos maias nunca desapareceram, nem na época do declínio no período clássico, nem com a chegada dos conquistadores espanhóis e a subsequente colonização espanhola das Américas. Hoje, os maias e seus descendentes formam populações consideráveis em toda a área antiga maia e mantêm um conjunto distinto de tradições e crenças e estruturado pela aprovação quase total ao catolicismo romano. Tivemos a oportunidade de visitar o Povo Maia, partilhar tradições e costumes, onde realizamos a renovação de votos pela religião Maia, senti-me pequenina junto deles, são seres de alto conhecimento transmitido ao longo da historia milenar, muitas línguas maias continuam a ser faladas como línguas primárias ainda hoje; o Rabinal Achí, uma obra literária na língua achi, foi declarada uma obra-prima do Património Oral e Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura em 2005. A arquitetura maia era bastante desenvolvida e ostentava obras grandiosas, tecnicamente qualificadas e com grande variedade e beleza de formas. São pessoas de grande valor, vivem com muito pouco, transmitem muita paz e tranquilidade. O sacerdote realizou a cerimónia junto com a sua família a sua mulher e os seus 18 filhos, 10 meninas e oito meninos; todos participaram na cerimónia, cada um sabia o que tinha de fazer, a entrega das alianças feitas por eles, a musica tocada pelas crianças maias; as roupas que usamos foram feitas por eles, assim como as flores e todos os rituais que incorporam um casamento Maia. Temos de salientar que o povo Maia é Católico e devoto da nossa Senhora de Guadalupe. Quando chegamos junto das casas de colmo, encontramos primeiramente um altar em Honra da Nossa senhora de Guadalupe, depois vamos caminhando pela povoação, encontramos muitos animais, macacos, perus, quatim, porcos selvagens… as mulheres da povoação vestiram-se a rigor com trajes Maias para a realização da cerimónia de renovação de votos.. Vestes brancas com bordados de flores coloridas…


Compras
Utilizamos sempre o cartão Revolut, onde podemos recarregar a qualquer momento, não nos identificando, nem deixando rasto dos nossos dados pessoais. Atenção, aqui no México há muita clonagem de cartões de crédito, podemos utilizar dólares americanos, ou pesos mexicanos; há lugares que também aceitam euros…


































