Berlim

0
1049

Berlim, uma história. Foi em Berlim que fiz a minha despedida de solteira, viajei até Berlim poucos dias antes de me casar, aproveitei bem, conheci a cidade, e fiz algumas compras que ainda me faltavam.

Fiz um roteiro de autocarro, com visita aos principais pontos da cidade, depois sim, fui visitar aqueles que despertaram mais a minha atenção.

Portão de Brandenburgo

O belo e monumental Portão de Brandenburgo era um dos portões que dava acesso a Berlim há séculos atrás, quando a cidade ainda era pequena e circundada por um muro, numa espécie de fortaleza. Hoje é provavelmente o cartão-postal mais famoso de Berlim. O Portão de Brandenburgo está localizado na Pariser Platz, no bairro central Mitte.

Reichstag

A poucos metros do Portão de Brandenburgo, encontra-se o Reichtag, que é o edifício que abriga o Parlamento alemão. O edifício de dimensões monumentais, além de ser muito bonito, tem também uma história rica: em 1918, o político Philipp Scheidemann proclama a República na Alemanha, de uma de suas janelas do edifício, e em 1933 há um incêndio no edifício, acontecimento que foi usado como pretexto pelos nazistas para iniciar a perseguição aos seus oponentes. A cúpula e o terraço do Reichtag são abertos às visitas, só é necessário inscrever-se online.

Memorial do Holocausto

Também a poucos metros do Portão de Brandenburgo, se encontra o Memorial aos Judeus Mortos da Europa ou simplesmente Memorial do Holocausto. Este memorial foi desenhado pelo arquitecto Peter Eisenman e inaugurado em 2005. O Memorial consiste numa construção de 2.711 blocos de betão cinza escuro e de alturas variadas, distribuídos em fileiras paralelas. Também faz parte do Memorial, uma sala subterrânea chamada de “Local da Informação” onde há uma exposição que documenta a perseguição e o extermínio dos Judeus.

 Potsdamer Platz

A Potsdamer Platz é uma área com edifícios modernos e arrojados, que foram construídos após a queda do Muro de Berlim, em 1989. Na verdade esta praça já existia desde o Séc. XIX e nos anos 20 e 30 era um local muito movimentado com restaurantes, teatros, cinema, cafés, lojas, hotéis e trânsito intenso para os padrões da época. Porém a praça foi severamente danificada por bombardeamentos durante a Segunda Guerra Mundial e com a divisão de Berlim em sectores após a guerra, o local acabou ficando como parte da fronteira entre os sectores americano, soviético e britânico. Após a construção do Muro de Berlim em 1961, os edifícios restantes foram demolidos e a área ficou totalmente vazia e deserta. Somente com a queda do Muro, é que o local ganhou vida nova e daí foram construídos estes edifícios novos e modernos que estão lá hoje em dia. A Potsdamer Platz é também um centro de lazer, com salas de cinema, restaurantes, bares, etc. e fica a poucos quarteirões do Memorial do Holocausto.

Gendarmenmarkt

Gendarmenmarkt é uma praça no centro de Berlim, considerada por muitos como a mais bonita da cidade. A praça é composta por 3 belos e harmoniosos edifícios: a Casa de Concertos no centro e as Catedrais Francesa e Alemã, que são praticamente idênticas e que ficam uma de cada lado da Casa de Concertos e de frente uma para a outra. Ao redor da praça existem muitas lojas, restaurantes e hotéis.

Alexanderplatz e Torre de TV

A Alexanderplatz é uma praça grande e muito movimentada de Berlim. Nela se localiza uma das principais estações de Metro da cidade, por onde passam diversas linhas, além de ser também um local com muitas opções para compra. Na Alexanderplatz pode ver-se o Urania-Weltzeituhr, um relógio que mostra a hora dos mais diversos fusos horários e a Torre de TV, uma das construções mais altas da Europa, e de onde se pode ter uma bela visão de Berlim em 360 graus. Nestas imediações encontra-se também a Rotes Rathaus, que é o edifício da Câmara de Berlim.

Local onde passava o muro  de Berlim

Está marcado no chão, em praticamente toda a extensão, o local onde passava o Muro de Berlim. Resta uma pequena extensão do Muro, ainda praticamente intacto, numa zona de Berlim perto de Postdamer Platz. Esta parte do Muro é o que resta após a destruição do mesmo em 1989, e que permitiu a reunificação da Alemanha de Leste com a Alemanha Ocidental. Esta parte de Muro pode ser observada por todos os visitantes que o queiram fazer.  A distinta e muito mais longa fronteira interna alemã marcava a fronteira entre a Alemanha Oriental e a Alemanha Ocidental. Ambas as fronteiras passaram a simbolizar a chamada “cortina de ferro” entre a Europa Ocidental e o Bloco de Leste.

Muro de Berlim

Mais de 20 anos já se passaram desde a sua queda, mas até hoje o Muro de Berlim ainda exerce um grande fascínio nas pessoas. Então como vir à Berlim e não ver o Muro de Berlim?!? Tem que ver, faz parte do programa obrigatório. Existe ainda alguns locais onde se pode ver troços remanescentes do muro: o mais famoso é o chamado “East Side Gallery”, que fica ao longo do rio Spree, entre a Ostbahnhof e a ponte Oberbaumbrücke. Este trecho contém pinturas de artistas de diversas partes do mundo que expressam os acontecimentos políticos ligados ao muro. Entretanto se você quiser mais do que só tirar uma foto, quiser saber mais sobre a história do Muro de Berlim, como ele era de fato, eu aconselharia a ir no Memorial do Muro de Berlim, na Bernauer Strasse.

Checkpoint Charlie

O Checkpoint Charlie era um posto militar na fronteira entre Berlim Ocidental e Oriental, na época em que existia o Muro e a cidade era dividida. Este posto era usado somente pelas membros das Forças Aliadas e diplomatas estrangeiros para passar da Alemanha Ocidental para a Alemanha Oriental. Hoje em dia, é um dos locais com maior aglomeração de turistas. Todo o mundo quer tirar uma foto da casinha e da famosa placa informando “You are leaving the American sector”!

Gedächtniskirche

A Gedächtniskirche, também conhecida como “igreja quebrada”, é uma igreja que foi muito danificada na Segunda Guerra Mundial. Na verdade restou muito pouco da igreja, falta um pedaço da única torre que sobrou, mas estas ruínas foram mantidas justamente para lembrar os horrores da guerra, ea destruição que ela causou.

Ritter Sport Bunte Schokowelt Berlin

Uma tarde bem passada a comer chocolates numa das melhores lojas de chocolates do mundo, digo eu, com vários pisos… pedi um chocolate é um chá, confesso que estava tudo no ponto aproveitei e trouxe mais alguns para casa, numa despedida de solteira não há restrições. 

Galerias KaDeWe

Foi neste Centro comercial, que fiz algumas compras, confesso que passei horas aqui. A KaDeWe é uma das principais atracções turísticas da cidade. Não é de se admirar, pois é um paraíso do luxo e consumo!  São oito andares, sete focados em um determinado público-alvo ou algum tipo de mercadoria, e o último abriga o restaurante, que também experimentei, uma delicia.É um centro comercial com muitas opções de compra, é o endereço de lojas mais populares e também de lojas de luxo – numa parte da avenida ficam lado a lado as lojas das marcas mais exclusivas e caras, como continuação da avenida Kudamm,

ESCREVER UM COMENTÁRIO

Por favor escreva um comentário!
Please enter your name here