Organize a Sua Casa Valorize a Sua Vida

0
1206

 


Tempo é dinheiro, não é arrumado quem anda sempre arrumar, mas quem mantém as coisas arrumadas. Facilite a sua vida ganhe tempo e dinheiro… e qualidade de vida…

Não gosto de limpar, mas também não gosto das coisas sujas, logo tenho uma contradição, a regra é manter a disciplina, manter a casa arrumada, a roupa na máquina, loiça na máquina! adoro a minha cozinha, está organizada de forma ergonômica, está tudo à mão de semear, há distância de um braço, desde a louça, os ingredientes, assim como o estendal da roupa! … está na rua, mas perto da máquina da roupa… logo não tenho de andar muito para estender a roupa, assim como, para a apanhar encurto a distância, tempo é dinheiro…

Faço as minhas compras on-line, o supermercado entrega-me em casa, facilita-me tempo, e ajuda na organização da minha vida, pois vivo num 3.º andar, e muitas compras ficam demasiado pesadas, excelente ter alguém que nos deixa as compras na cozinha…depois é só arrumar… pois já está na cozinha.

Nesta azáfama do dia a dia, temos muito pouco tempo, se pudermos poupar numas coisas ganhamos tempo para outras, para fazer coisas que realmente gostamos. Como estar com a família, partilhar uma boa refeição, ir ao cinema, ao teatro, viajar, ir à praia etc. Sempre que posso gosto de fugir da rotina, passear no campo, Lagos, rios, barragens, praias, mas também, gosto de ficar em casa num dia de chuva e ficar a assistir uma série e ouvir chover.

Há cerca de 4 anos, tomei a decisão de optar por não ter carro, vivo perto do trabalho e a minha filha da escola, não perdemos tempo nas filas, às vezes tempo no elevador, pois até o elevador tem hora de ponta, não temos stress para chegar ao trabalho ou escola, não pago IA, nem Imposto de circulação automóvel, seguros ou gasóleo, após tantos anos com carro próprio, e a minha independência, pensei que fosse mais difícil, continuo a gostar muito de conduzir, mas quando preciso, utilizo o carro único da família, é tudo uma questão de gestão. É pagar muito caro, para ter um carro à porta, sobra dinheiro para fazer aquela viagem de que tanto gostamos.

É tudo, uma questão de gestão e prioridades, optei por uma casa pequena, mas com muito conforto, o luxo de uma casa é feito por nós, não adianta ter coisas caras ou luxuosas se depois não nos sentimos bem nela, adoro orquídeas, um autêntico jardim em casa, atualmente tenho 20 orquídeas, algumas com vários anos, cada uma com a sua a história…na minha casa tenho espalhado pelas paredes de todos os cómodos fotos de família, em momentos que estavam muitos felizes, olhar para fotos que nos trazem boas recordações…

Os hábitos de limpeza da casa não tem que ser uma tarefa desagradável, pois cada dia pudemos fazer uma coisa diferente sem grandes sacrifícios, um dia limpamos as casas de banho, outro mudamos os lençóis e assim sucessivamente, como disse anteriormente nao é limpo quem anda sempre a limpar mas quem mantém as coisas limpas. O dia inteiro a limpar uma casa é um dia enfadonho, sem graça e feito com sacrifício… pessoalmente não gosto de ser escrava da limpeza.

Hábito ou paranóia, não gosto de lavar louça à mão,  mas sim na máquina; não considero uma paranóia, pelo facto de a máquina lavar a 70 graus, matar bactérias, vírus e parasitas. Podemos ter visitas, frequentar um café/restaurante, e se a louça não foi lavada a temperatura alta, estes microorganismo permanecem lá. Estamos sempre sujeitos a apanhar algo indesejável, que nos pode afectar o resto da vida. Então lavar a louça na máquina é um hábito. Pelo menos de 15 em 15 dias devemos fazer uma limpeza geral a máquina da louça, com produtos adequados que pudemos adquirir nos supermercados, existem uns mais baratos e outros mais caros. O que eu gosto é um pouco caro aproveito sempre as promoções.

Lavo roupa na máquina por duas razões, uma porque utilizo todas as suas funções, adequando sempre a roupa que coloco na máquina, desde lençóis, toalhas, tapetes, lãs, camisas, calças etc., outra porque a máquina permite-nos fazer uma pré lavagem com a roupa interior, meias, cuecas, sutiã, pois a pré lavagem a quente permite eliminar microorganismos nomeadamente os fungos, só depois junto a outra roupa, e início a lavagem completa depois de ter a ceterza, que a roupa já não contém microorganismos. Como não tenho tanque coloco a roupa delicada num alguidar com detergente, por algumas horas, e depois coloco na máquina a 5 minutos para finalizar a lavagem e espremer a roupa, para depois pôr a secar. Devemos ter o cuidado de não por a roupa a secar diretamente ao sol pois seca rapidamente, mas fica ressequida. Ter o cuidado de ver todas as etiquetas da roupa que pomos a lavar. Mesmo quando colocamos roupa de cor devemos colocar um toalhete para absorver as cores. Existe há venda em qualquer supermercado.

Tenho vários electrodomésticos na qual não consigo passar sem eles, um deles é o meu aspirador, como é de alta potência aspira o pó, os ácaros da cama, as almofadas em vácuo, os móveis, os quadros, aspira água, aspira o frigorífico, limpo/lavo os vidros e os azulejos da casa de banho, etc. adoro o meu aspirador, e confesso não sei viver sem ele, ligo-o a tomada do meu quarto que me permite chegar a casa toda, quando acabo de aspirar tenho a sensação de ter limpo a casa toda, quando na verdade simplesmente aspirei a casa. Assim como meu aspirador, tenho também, um ambientador que permite purificar o ar e dar cheiro há casa. Recentemente,  ganhei outro através do Facebook, o ambientador óptimo para quando estamos constipados, coloco umas gotas de óleo de eucalipto, fantástico, além,  de ajudar a desentupir o nariz aromatiza a casa.

A Bimby é outro objecto que não vivo sem ela, como podem ter visto ao longo do blog, não cozinho na bimby, mas não passo sem ela, faço sumos, molhos, acompanhamentos, sobremesas rápidas, adoro uma mesa composta e diversidade nos alimentos, pois a variedade faz com que o nosso organismo seja rico em ferro, iodo, proteínas, vitaminas, e isso encontra-se na diversidade dos alimentos que consumimos. A Bimby é um electrodoméstico muito caro, mas que a longo prazo fica barato, se soubermos utilizar todas as suas funções, pois existe muitos alimentos no mercado que eu não adequiro, principalmente os que estão pre-confecionados. Não gosto e não é saudável na alimentação de uma criança. Os alimentos como maioneses, molhos bechamel, etc, pois tudo o que tem conservantes nem sempre faz bem à saúde.

A minha máquina de café, sabe sempre bem um café de manhã bebido na paz do meu lar, onde começo o meu dia, início a minha atividade laboral em casa onde começo a ler os mails e começo a responder calmamente, a parte da direção de uma empresa é algo que exige muito de nós. Tem dias que chego a casa com a cabeça completamente vazia, dirigir homens, mulheres de várias personalidades tentando sempre criar um ambiente familiar na minha equipa, nem sempre é fácil. Há dias bons, há dias menos bons, mas o meu refúgio é o meu lar contudo o que me completa.

Exigo o máximo de mim no trabalho, estou no topo máximo todas as decisões importantes tem sempre a minha última palavra, para o meu bem estar físico e psicológico preciso de espaço que seja o meu refúgio, a minha paz, a minha tranquilidade, tento aproveitar o máximo e não fazer tarefas que sejam desconfortáveis no meu refúgio, e quando as faço porque sim tenho de as fazer que seja uma fonte de prazer pois estou a cuidar do meu canto, do meu verdadeiro eu.

Sou fã do Budismo, praticar o bem gosto de o fazer, por quem o faz mercer, por isso, como fonte de inspiração,  tenho vários Budas uns comprados outros oferecidos, até agora não tenho nenhum roubado, não tenho coragem pois também não queria perder nenhum dos meus… em casa no trabalho, eles estão sempre comigo, gosto muito de ouvir água a correr, tenho algumas fontes na sala, assim como também sou fã das taças tibetanas pela energia que libertam… gosto de energias positivas há minha volta, o meu mundo, o meu conforto a minha paz… está é parte que falo, gosto de ser eu a cuidar das minhas coisas, a transmitir-lhes a minha energia…

A nossa tranquilidade é a nossa fonte de energia e bem estar, o que nos torna mais saudáveis….

 

 

 

 

ESCREVER UM COMENTÁRIO

Por favor escreva um comentário!
Please enter your name here