Roma

0
1999

Roma

Roma é uma cidade e uma cidade muito importante da Itália e na Europa. É a capital da Itália, e da província homónima e também da região do Lácio. É a cidade italiana entre as mais populosas da União Europeia.

A cidade está localizada na porção centro-ocidental da península itálica, cortada pelo rio Tibre, dentro do Lácio. Roma é a única cidade no mundo que tem no seu interior um país inteiro, o enclave do Vaticano.

Roma é uma das cidades mais importantes da história da humanidade, exercendo uma influência sem igual no desenvolvimento da história e da cultura dos europeus durante milénios e na construção da Civilização Ocidental.

A sua história abrange mais de 2500 anos, desde a sua fundação lendária em 753 a.C. Roma é uma das mais antigas cidades continuamente ocupadas na Europa e é conhecida como “A Cidade Eterna”, uma ideia expressa por poetas escritores da Roma Antiga. No mundo antigo, foi sucessivamente a capital do Reino de Roma, da República Romana e do Império Romano e é considerada um dos berços da civilização ocidental.

Desde o século I, a cidade é a sede do Papado e no século VIII a cidade tornou-se a capital dos Estados Pontifícios, que duraram até 1870. Em 1871, Roma tornou-se a capital do Reino da Itália e em 1946 da República Italiana

Miguel Angelo

Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni (Caprese, 6 de março de 1475 — Roma, 18 de Fevereiro de 1564), mais conhecido simplesmente como Michelangelo ou, na forma aportuguesada Miguel Ângelo, foi pintor, escultor, poeta e arquitecto florentino, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente.

“Meus olhos, buscando coisas belas,
e minha alma, buscando a salvação
não têm outro poder de ascender ao céu
senão contemplando tudo que é belo”.

Após a Idade Média, Roma foi governada pelos papas Alexandre VI e Leão X, que transformaram a cidade em um dos principais centros do Renascimento italiano, juntamente com Florença. A versão actual da Basílica de São Pedro foi construída, e a Capela Sistina foi pintada por Michelangelo. Artistas famosos e arquitectos, como Bramante, Bernini e Rafael, residiram por algum tempo em Roma, contribuindo para a sua arquitectura renascentista.

A cidade tem uma das melhores “marcas” da Europa, tanto em reputação quanto em património. O seu centro histórico é classificado pela UNESCO como Património Mundial.

Monumentos e museus tais como os Museus do Vaticano e o Coliseu estão entre os destinos turísticos mais visitados do mundo, sendo que ambos os locais recebem milhões de turistas por ano. Roma também sediou os Jogos Olímpicos de Verão de 1960.

Há evidências arqueológicas da ocupação humana da área de Roma há aproximadamente 14.000 anos, mas a camada densa de detritos muito mais jovens obscurece os sítios paleolíticos e neolíticos

Evidências de ferramentas de pedra, cerâmica e armas de pedra atestam cerca de 10.000 anos de presença humana. Várias escavações apoiam a visão de que Roma cresceu a partir de assentamentos pastorais no monte Palatino, construído acima da área que viria a se tornar o Fórum Romano.

Entre o final da era do bronze e o início da era do ferro, cada colina entre o mar e o Capitólio era coberta por uma vila (no Capitólio, uma aldeia é atestada desde o final do século XIV a.C.). No entanto, nenhuma delas ainda tinha uma característica urbana.

Lenda da fundação de Roma

A Loba Capitolina amamenta os gémeos Rômulo e Remo. As histórias tradicionais transmitidas pelos próprios antigos romanos explicam a história mais antiga de sua cidade em termos de lendas e mitos. O mais familiar desses mitos, e talvez o mais famoso de todos os mitos romanos, é a história de Rômulo e Remo, os gémeos que foram amamentados por uma loba.

Na época do imperador Augusto, Roma era a maior cidade do mundo: com uma população de cerca de um milhão de pessoas (aproximadamente do tamanho de Londres no início do século XIX, quando Londres era a maior cidade do mundo).

Vaticano

Roma é predominantemente católica romana. A capital italiana tem sido um importante centro de peregrinação religiosa e, durante séculos, a base da religião romana com o pontífice máximo (pontifex maximus) e, mais tarde, como sede do Vaticano e do Papa.

Apesar de Roma ser a casa do Vaticano e da Basílica de São Pedro, a catedral da cidade é a Basílica de São João de Latrão, localizada ao sudeste do centro. Há cerca de 900 igrejas em Roma no total, além da própria catedral e outras, como a Basílica de Santa Maria Maior, a Basílica de São Paulo Extramuros, a Basílica de São Clemente, a Basílica de San Carlo alle Quattro Fontane e a Igreja de Jesus.

Imperador Augusto

Na época do imperador Augusto, Roma era a maior cidade do mundo: com uma população de cerca de um milhão de pessoas (aproximadamente do tamanho de Londres no início do século XIX, quando Londres era a maior cidade do mundo).

Coliseu

O Coliseu é um colosso arquitectónico, que nos transmite a ideia de como os romanos se divertiam com os espectáculo do circo, cuja actividade  se desenvolvia neste espaço gigantesco. Roma, actualmente, é um dos destinos turísticos mais importantes do mundo, devido à imensidão incalculável de seus tesouros arqueológicos e artísticos, bem como por suas tradições únicas, a beleza de suas vistas panorâmicas e a majestade de seus magníficos parques.

Fontana de Trevi

A fonte situava-se no cruzamento de três estradas (tre vie), marcando o ponto final do Acqua Vergine, um dos mais antigos aquedutos que abasteciam a cidade de Roma. No ano 19 a.C., supostamente ajudados por uma virgem, técnicos romanos localizaram uma fonte de água pura a pouco mais de 22 quilómetros da cidade (cena representada em escultura na própria fonte, actualmente). A água desta fonte foi levada pelo menor aqueduto de Roma, directamente para os banheiros de Marco Vipsânio Agripa e serviu a cidade por mais de 400 anos.O antigo costume romano de erguer uma bela fonte ao final de um aqueduto que conduzia a água para a cidade foi reavivado no século XV, com o Renascimento. Em 1453, o papa Nicolau II, determinou que fosse consertado o aqueduto de Acqua Vergine, construindo ao seu final um simples receptáculo para receber a água, num projecto feito pelo arquitecto humanista Leon Battista Alberti.

A fonte actualmente

Em 1629, o papa Urbano VIII achou que a velha fonte era insuficientemente dramática e encomendou a Bernini alguns desenhos, mas quando o papa faleceu o projeto foi abandonado. A última contribuição de Bernini foi reposicionar a fonte para o outro lado da praça a fim de que esta ficasse defronte ao Palácio do Quirinal (assim o papa poderia vê-la e admirá-la de sua janela). Ainda que o projeto de Bernini tenha sido abandonado, existem na fonte muitos detalhes de sua idéia original.

Existe a tradição de atirar uma moeda para a fonte para a realização de um desejo. A maior parte dos turistas desejam regressar a Roma. Em 2016 foram recolhidos um milhão e meio de euros.

Praça de Espanha

Piazza di Spagna, conhecida até o século XVII como Piazza di Francia, com sua famosa escadaria até a igreja Trinità dei Monti, é uma das praças mais famosas de Roma, Itália, localizada no rione Campo Marzio. Seu nome é uma referência ao Palazzo di Spagna, sede da embaixada do Reino da Espanha à Santa Sé.

Panteão

O Panteão, lugar de todos os Deuses, uma das mais bem preservadas estruturas romanas antigas e permaneceu em uso por toda a sua história. Localizado na Piazza dellaRotonda, o Panteão tem sido utilizado como uma igreja, dedicada à “Santa Maria e os Mártires” chamada e informalmente de Santa Maria Rotonda desde o século VII. É uma basílica menor da Igreja Católica.

Fórum Romano

O Fórum Romano (em latim: Forum Romanum; em italiano: Foro Romanum) localizado no centro de Roma, é um fórum (praça) rectangular, circundado pelas ruínas de várias construções públicas de grande importância cultural. O principal centro comercial da Roma Imperial, este espaço era popularmente conhecido como Fórum Magno (Forum Magnum) ou, simplesmente, Fórum.

Foi durante séculos o centro da vida pública romana: o local de cerimónias triunfais e de eleições, o local onde se realizavam discursos públicos, os processos criminais, os confrontos entre gladiadores, e o centro dos assuntos comerciais. Aqui, estátuas e monumentos celebraram os grandes homens da cidade.

O coração da Roma antiga foi considerado o ponto de encontro mais conhecido do mundo, em toda a história.

Localizado no pequeno vale entre o monte Palatino e o monte Capitolino, o Fórum é actualmente uma extensa ruína de fragmentos arquitectónicos e um sitio de escavações arqueológicas intermitente de elevada atracão turística.

Vítor Emanuel

O Monumento Nacional a Vítor Emanuel II (em italiano: Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II ou Altare della Patria ou ainda Il Vittoriano) é um monumento em honra a Vítor Emanuel II da Itália, primeiro rei da Itália unificada e considerado o pai da pátria italiana. Situa-se em Roma entre a Piazza Venezia e o monte Capitolino tendo sido projectado por Giuseppe Sacconi em 1885. Foi inaugurado em 1911 e completado em 1935

Rua Venetto

Roma também é amplamente reconhecida como uma das capitais mundiais da moda. Apesar de não ser tão importante como Milão, Roma é o quarto centro de moda mais importante do mundo, de acordo com o Global Language Monitor de 2009, após Milão, Nova York e Paris, acima de Londres. As principais casas de moda de luxo e redes de joalharias, como Bulgari, Fendi, Laura Biagiotti e Brioni, estão sediadas ou foram fundadas na cidade. Além disso, outras marcas grandes, como Chanel, Prada, Dolce & Gabbana, Armani e Versace têm boutiques de luxo na cidade, principalmente ao longo da famosa Via Condotti

Roma foi sem dúvida das cidades mais elegantes que já visitei, foi um sonho desde a minha adolescência, foi das minhas primeiras viagens, como adoro arte, voltei de coração cheio.

Adorei a elegância dos Italianos, a forma como desfilam na praça de Espanha e na Via Venetto ao domingo, um autêntico desfile de moda… joguei a minha moeda na Fontana di Treevi, as fotos são muito difíceis de tirar, pois está sempre muita gente.

Adorei…

Parte historica é obtida na (Wikipédia)

ESCREVER UM COMENTÁRIO

Por favor escreva um comentário!
Please enter your name here