Dubai (em árabe: دبيّ, Dubayy) é a maior cidade e emirado de mesmo nome, dos Emirados Árabes Unidos (uma federação de monarquias absolutas hereditárias árabes).

Emirates Airline
A Emirates Airline é a principal companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos (EAU). Tendo como base o Aeroporto Internacional de Dubai, mais de 1500 voos da Emirates saem de Dubai a cada semana, rumo aos cinco continentes, sendo considerado como um aeroporto internacional, onde se efetuam escalas para outros lugares do mundo.

A Emirates é uma das 10 principais companhias aéreas em todo o mundo em termos de receitas, passageiros transportados e quilómetros percorridos, e tornou-se a maior companhia aérea no Oriente Médio. Uma das maiores em termos de conforte e qualidade. Viajamos 8h seguidas, e chegamos ao destino sem nos sentirmos cansados e derrotados pela viagem. As hospedeiras são simpáticas, o avião permite-nos distrair com várias opções de filmes, series, musica, TV em directo, possibilidade de conexão com o exterior via mail, sms etc, visão do exterior através de câmaras… Foi sem sombra de dúvida um dos meus melhores voos e com mais horas seguidas.

Efectuamos a viagem com a nossa agência YESTRAVEL, que nos acompanhou sempre desde o check-in, até à escolha de um hotel central, perto do Dubai Mall, o maior Centro comercial do Dubai, e que integra a torre Kalifa, a maior do mundo. Escolhemos a companhia aérea Emirates com voo direto de Lisboa, organizamos as nossas excursões através da empresa Citavis, via online, assim como adquirimos um cartão de telemóvel com net para estarmos em contacto com Portugal. Como meio de comunicação escolhemos o whatsap.
Hotel Roda Al Murooj Downtown Dubai
Ficamos instalados no Hotel Roda, documentado em imagens que podem apreciar em baixo. Excelente Hotel, por localização, qualidade e beleza.



É impressionante a grandiosidade dos edifícios, e o cuidado prestado quer em espaços interiores, quer em exteriores, mantendo sempre as flores frescas, onde é evidente um verdadeiro requinte em cada pormenor …

O Emirado de Dubai está localizado na costa do Golfo Pérsico, sendo um dos sete emirados que compõem o país. Dubai é o emirado mais populoso entre os sete emirados, com cerca de 11 milhões de habitantes, aproximadamente a população portuguesa. Está localizado ao longo da costa sul do Golfo Pérsico na Península Arábica. É um país muçulmano, mas o turista pode visitar as mesquitas, respeitando as regras durante a visita. A nossa vista foi sempre acompanhada por guia turístico, que nos indicava e informava todas as normas e procedimentos adequados durante a visita. Exemplo disso, foi a utilização de vestuário adequado, com a candura e a habaia, como algumas imagens abaixo, documentam.
Mesquita Azul Dubai


O município muitas vezes é chamado de Cidade de Dubai, para diferenciá-lo do emirado homônimo. A cidade é conhecida mundialmente por ser extremamente desenvolvida e pelos seus enormes arranha-céus e largas avenidas. Pela extravagante grandiosidade a tudo a que se propõe, tanto nos jardins, como nos lagos artificiais, como na decoração dos edifícios iluminados, deixando-nos levar pelo encanto dançante das luzes.


A TORRE BURJ KHALIFA
O edifício BURJ KHALIFA a – 828 m – é a Torre mais alta do mundo, ( a Torre de Jeddah (Arábia Saudita) – será a mais alta do mundo com 1.000 m – quando estiver concluída em 2020), mas o Shake do Dubai, gosta de evidenciar a exuberância e já está a construir uma maior, assim como está também a construir o maior centro comercial do mundo, e o Puma Tree Palm – complexo habitacional semelhante ao complexo Jumeira Palm, mas maior.

Subimos até ao topo” do Burj Khalifa, e sentimos o coração bater forte perante as vistas fenomenais. A vista panorâmica do Dubai da plataforma de observação do Burj Khalifa, é simplesmente maravilhosa. Foi-nos dito que á noite a visita ainda é mais fascinante, devido ao espetáculo das luzes realizado em baixo.



SHOW DAS AGUAS DUBAI MALL
Se pensarmos que a cidade-luz era Paris, tenho algumas dúvidas… atualmente acho que deve ser o Dubai! o encanto noturno das luzes não deixa ninguém indiferente.




Existem registos da existência da cidade pelo menos 150 anos antes da formação dos Emirados Árabes Unidos.
SOUKS
O Dubai divide funções jurídicas, políticas, militares e econômicas com os outros emirados, embora cada emirado tenha jurisdição sobre algumas funções, tais como a aplicação da lei civil e fornecimento e manutenção de instalações locais. Podemos visitar alguns Souks, que nos transporta para a verdadeira História e essência deste povo. Para mim, este Souk foi um dos mais bonitos, como a imagem documenta.



A MESQUITA EM ABU DHABI – Mesquita do Sheikh Zayed
Dubai tem a maior população e é o segundo maior emirado por área, depois de Abu Dhabi. Abu Dabi é conhecido pela grandiosidade da sua Mesquita, rico em petróleo, e por isso, talvez o Emirado mais rico da atualidade. Aproveitamos e fizemos uma pesquisa excursão a Abu Dhabi e conhecemos uma das mesquitas mais bonitas do mundo. Apresento algumas fotos. De salientar que para podermos entrar, temos que respeitar as normas, que estão expostas logo na entrada da mesquita. Por ex , as mulheres têm que vestir as habaias, apesar dos quase 40 graus que quase nos impede de respirar. Todo o complexo da Mesquita é moderno, com parques enormes para estacionamento, a entrada é controlada e efetua-se por um túnel com todas as modernidades possíveis. A Mesquita é um monumento grandioso, construído para a oração dos muçulmanos, e está ornamentada com um luxo indescritível, por exemplo decorações em ouro, balustres enormes, com pedras preciosas, e pátios pavimentados com mármore decorado com mosaicos.



Museu Do Louvre Abu Dhabi

Na viagem a Abu Dhabi, também visitamos Museu do Louvre Abu Dhabi, localizado em Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes Unidos. Inaugurado11 de Novembro de 2017, faz parte dos componentes de um gigantesco bairro cultural que se está a erguer na ilha de Saadiyat. Foi concebido e construido através de um acordo com a França. Este espaço exibe obras de arte de todo o mundo, focando principalmente as pontes entre a arte ocidental e a arte oriental. Durante a visita pelo Museu, vamos caminhando pelo mundo do antigamente, até á Era Moderna. Como não poderia deixar de ser, Portugal está condignamente representado pela Era dos Descobrimentos e pelos nossos navegadores, numa das salas, através de um écran que vai descrevendo as varias descobertas feitas por Portugal no mundo. Numa das galerias, há uma tela grande de Napoleão Bonapart.

É de mencionar que podemos observar obras de Henri Matisse, Kandisse, Vicente Van Gogh, Pablo Picasso, Claude Monet, Edouard Manet, Paul Klee, Paul Gauguin. Numa das galerias podemos ver a exposição completa de Rembrant.
Dubai Creek

Fizemos um cruzeiro com jantar, ao longo do rio Dubai Creek. É um dos passeios imperdíveis no Dubai e uma pausa relaxante para apreciar as atrações de alta voltagem da cidade. Este cruzeiro à noite faz isso em grande estilo, num barco de madeira árabe com um espetáculo dançante de tanoura enquanto você se janta. Admira-se as luzes de Deira e Bur Dubai enquanto navega e se desfruta de um buffet internacional com bebidas não alcoólicas ilimitadas. Com transfer de ida envolta diretamente no hotel, está tudo incluído no pacote.

Cruzeiro de jantar num barco árabe ‘dhow’ em Dubai Creek, onde saboreamos um delicioso buffet internacional enquanto navegamos ao longo do rio. Mergulha-se no horizonte iluminado, incluindo o Gold Souk, pontes e mesquitas, em que se desfruta um tradicional show de dança dançante ‘tanoura’.

Temos de salientar que é um país muito quente, mas todos os transportes e espaços privados ou públicos têm ar condicionado, temos de ter sempre uma encharpe para colocar sobre os ombros, visto estar muito calor na rua, e muito frio no interior dos carros e das casas.

Dubai Gold Souk – Dubai Especiarias Souk

A palavra “Um souk” (em árabe سوق) corresponde ao termo utilizado para mencionar um mercado árabe. Visitamos vários Souk, onde pudemos encontrar o mercado do ouro das especiarias, uns mais simples, outros mais requintados.

Tal como os Beduinos gostam de mostrar a sua exuberância, nesta imagem pudemos ver que eles tem o maior anel do mundo com 64K em ouro e 5 Kg em diamantes. É de referenciar que não está à venda, nem adianta regatear o preço. Para alem deste anel, podemos encontrar muito ouro, prata e diamantes, nas várias lojas do Souk.

Grande parte da receita do Emirado é proveniente do turismo, do comércio, do setor imobiliário e dos serviços financeiros. As receitas de petróleo e gás natural contribuem com menos de 6% (2006) do PIB de 37 bilhões de dólares em 2005. O setor imobiliário e da construção civil, por outro lado, contribuiu com 22,6% da economia em 2005, antes do atual boom da construção em larga escala. Dubai tem atraído a atenção mundial pelos seus projetos imobiliários e acontecimentos desportivos.

O destaque de Dubai como centro mundial de negócios, atrai muitos trabalhadores para trabalho menos qualificado, sendo grande parte deles migrantes provenientes da Índia, Bangladesh, Paquistão, Afeganistão, Yemen, SriLanka, Etiópia, Filipinas, China ou Síria. Todos os transferes que efetuei, locais que visitei, encontrei muito poucos beduínos.
Palm Jumeirah
A Palm Jumeirah (Palmeirinha) é a menor das três ilhas que formam a “Palm Islands”, arquipélago artificial em forma de palmeiras. Está localizada sobre a área costeira de Jumeirah em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, sendo junto com as outras ilhas do complexo, as maiores ilhas artificiais criadas pelo homem. A Palmeira Jumeirah está construída com a forma de uma árvore de palmeira e consiste em três partes: um tronco, uma coroa com 17 copas e uma ilha circundante crescente que forma uma barreira às ondas.

Hotel Atlantis Dubai
O Hotel Atlantis é um hotel e resort localizado na ilha de Palm Jumeirah. O resort foi modelado a partir do Atlantis Paradise Island em Nassau, Bahamas.

Hotel Burj Al Arab
O Burj Al Arab literalmente Torre das Arábias, é um luxuoso hotel edificado em Dubai, Emirados Árabes Unidos. É um ícone, criado para simbolizar a transformação urbana no Dubai e para imitar a vela de um barco.

Dubai Miracle Garden
Os Jardins de Borboletas é uma das atracções turísticas do Dubai. Os jardins são conhecidos por ter variadas espécies de borboletas. As borboletas voam, comem e depositam os ovos livremente dentro do interior do edifício. Os visitantes podem ver a janela da maternidade e observar as borboletas a emergir das crisálidas.

As plantas do jardim são conhecidas por “host plants” e “food plants”. As “host plants” são usadas pelas borboletas para porem ovos, fora da janela da maternidade. As “food plants” são a comida das borboletas, após terem emergido das crisálidas. As borboletas também são alimentadas pelos empregados dos jardins.

Fizemos um passeio por este jardim exuberante, não só pelo tamanho das torres de flores, com imagens da Disney, como aviões…. Nós marcamos antecipadamente esta visita, sabíamos de antemão, que este era um lugar a não perder. Foi um dia com muito calor. Aqui estão as fotos que tirei no Miracle Garden, ponto turístico no Dubai.



Finalizamos a nossa viagem com um jantar magnifico no Dubai Mall, onde pudemos ver o espectáculo de luzes do Burj Kalifa, e o Show das águas.

































